sexta-feira, 10 de julho de 2009

Lojas âncoras com marca regional

Todo shopping precisa de uma loja âncora para criar um fluxo de público. Essas lojas, que se destacam por serem bem maiores que as outras, geralmente são ocupadas por marcas conhecidas nacionalmente. Mas, com a retração dos investimentos em expansão nas grandes redes por conta da crise financeira internacional, as cadeias de lojas locais estão ocupando esse espaço nos novos shoppings do estado.Muitos empreendimentos que estavam previstos para este ano e 2010 - boa parte deles nas regiões Sudeste e Sul - estão sendo adiados. Pelo menos oito projetos de empresas de shopping, como General Shoppings, BR Malls e Multiplan, foram engavetados. O motivo? Falta de âncoras. Para se ter idéia, a rede Lojas Americanas, que abriu 60 lojas em 2008, só confirmou 8 novas lojas para este ano. A Renner também seguia uma estratégia agressiva de expansão em 2008, com 15 inaugurações. Mas deve abrir somente 8 unidades neste ano. Outro exemplo é a Marisa, que investiu em23 lojas no ano passado. Em 2008, a rede planeja a abertura de 6 lojas.O Shopping Difusora, inaugurado em maio em Caruaru, previa uma unidade das Lojas Americanas como âncora. A rede, no entanto, desistiu do projeto meses antes da abertura do mall e, devido ao momento de crise, houve dificuldade em comercializar o espaço para outra rede nacional. "As grandes redes estão se segurando para abrir lojas, porque não sabem se, no momento atual, essas novas unidades lhe darão ganhos que compensem tal investimento", diz Paulo Oliveira, superintendente do Difusora. O jeito foi encontrar uma "solução caseira". O ponto foi oferecido ao Magazine Pérola, que é uma rede de Garanhuns. "Os produtos do Magazine completaram muito bem o mix do shopping", diz o superintendente do mall.Três das quatro âncoras do Shopping Costa Dourada, que será inaugurado em outubro deste ano, são redes pernambucanas. Além de uma unidade das Lojas Americanas (1,6 mil m2), o mall terá um hipermercado do Arco-Íris (3,4 mil m2), uma megaloja da Moda Mania (720 m2) e a loja de departamento A Nordestina (1,45 mil m2). Esta última veio para preencher a lacuna deixada pela Leader. O shopping dava como certa a abertura de uma unidade da rede carioca. "Recebemos a visita de vários diretores. Mas o processo de decisão deles está muito lento e não dava para esperar mais", conta Eduardo Cardoso. "Mostramos o espaço para os donos de A Nordestina, que atua em um segmento parecido ao da Leader, e rapidamente o negócio foi fechado", comenta. Para Cardoso, "como a economia do estado está melhor que em outras parte do país, por conta dos investimentos que estão chegando em Suape, as redes locais estão enxergando isso com mais velocidade. Estão aproveitando o momento de crise, para tomar os espaços que não estão sendo ocupados pelas grandes redes", diz ele. Na avaliação do diretor do Costa Dourada, quando passar a crise e essas grandes redes voltarem a investir, encontrarão um mercado bem mais competitivo na região. A rede A Nordestina, que tem o foco em confecçãoe produtos de cama, mesa e banho, está em franca expansão pela região. A cadeia tem apenas dois anos de atuação e já conta com 5 unidades no Recife, Natal e Salvador. Neste ano, além da unidade do Costa Dourada, serão inauguradas 6 novas lojas na capital baiana. "No final no ano passado, houve uma retração no consumo. Mas, desde o início deste ano, o nosso consumidor, que é principalmente a classe C e D, não parou de consumir. Nossas vendas só crescem", diz a proprietária Bárbara Montenegro.

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