quarta-feira, 24 de junho de 2009

Greve do Metrô e dos Ônibus

A volta do feriado vai ser amarga para os usuários de transporte público na Região Metropolitana do Recife. Os metroviários mantém a paralisação, iniciada na última segunda-feira, para reivindicar aumento salarial de 12,5% para acordo anual e melhores condições de trabalho. O movimento nacional deixa sem trens na Região Metropolitana do Recife cerca de 215 mil usuários.
Para reduzir os impactos do movimento, a empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano montou um esquema emergencial de ônibus. As seis linhas que circulam nas áreas atendidas pelo metrô (tronco centro e sul) ganham reforço de mais de 38 veículos (veja lista abaixo). A operação inclui a criação de linhas emergenciais, mudanças e prolongamentos de itinerários, estocagem de veículos, redução de intervalos de viagens e fiscalização intensiva, com o apoio de 50 fiscais. De acordo com o Grande Recife, se houver necessidade, a fiscalização irá deslocar coletivos para qualquer linha em que for detectada a demanda.
Mas até essa ajuda emergencial pode terminar: os motoristas e cobradores ameaçam paralisaçãoa partir da zero hora desta sexta-feira (26). Tudo vai depender do resultado de uma reunião, marcada para esta quinta-feira, na sede da Delegacia do Ministério do Trabalho. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários vai apresentar o índice de reajuste de 13,5% para os empresários, que se negam a dar qualquer aumento à categoria. Cerca de 1,8 milhão de passageiros dependem de ônibus na Região Metropolitana do Recife.As negociações para o aumento salarial dos 15 mil empregados de coletivos foram iniciadas no mês passado. O dissídio da categoria acontece em julho. Os profissionais não abrem mão do percentual de inflação e alegam que o índice de aumento apresentado este ano é 1,12% a mais do que foi reivindicado no ano passado, quando houve paralisação. A pauta com as exigências da categoria foi fechada numa reunião no dia 13 do mês passado.
Além do reajuste salarial, o Sindicato dos Rodoviários reivindica por aumento do tíquete de refeição e o pagamento da hora extra de 50% para 100%. Oficialmente, O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Setrans-PE) diz que ainda não foi comunicado sobre o reajuste. No entanto, os donos de empresas afirmam que o índice de 13,5% tem cálculo equivocado e está acima da média conquistada em todo o Brasil.
Saiba mais

Linhas criadas para funcionar durante a greve:

Jaboatão/Barro
Joana Bezerra /Afogados/Barro
Barro/Camaragibe

Linhas com reforço:
Jaboatão (Parador)
Ivo Borges
Cajueiro Seco / Afogados
Cajueiro Seco
Circular (IMIP)
Conjunto Marcos Freire

Terminais com estocagem:

Joana Bezerra, Jaboatão, Barro e Camaragibe

Outras informações sobre o esquema emergencial podem ser obtidas pelo 0800.081.0158.

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: