terça-feira, 30 de junho de 2009

Pernambuco na briga por uma Montadora de veículos

O vice-presidente da Chery Automotive, a quinta maior fabricante de automóveis da China, Zhou Biren, chega hoje a São Paulo para conhecer de perto o grupo paulista JLJ, seu parceiro na distribuição da marca no Brasil e na futura montadora disputada por nove Estados brasileiros, inclusive Pernambuco. A única definição é que a fábrica, um investimento de US$ 700 milhões, ficará no Brasil. “A decisão do local só sairá no ano que vem e dependerá do comportamento do mercado. Todos os Estados continuam no páreo”, afirma o presidente do grupo JLJ, Ignácio de Moraes Júnior.Pela joint venture com a Chery, o JLJ, dono da marca de alimentos Nutriplus, investirá US$ 35 milhões na abertura de 25 concessionárias no País este ano. As duas primeiras do Nordeste serão na Bahia e no Ceará. Outras três, em Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte estão em negociação para a segunda etapa. A meta é ter 80 concessionárias homologadas e vender 3 mil carros da Chery no Brasil até o final de 2009 e outros 10 mil em 2010.Zhou Biren ficará cinco dias em São Paulo acompanhando os preparativos para o lançamento, em julho, do Tiggo, um utilitário com motor 2.0 que disputará mercado com o Eco Sport, da Ford. Em setembro, a Chery lança mais três modelos: o compacto QQ3, o Face (um flex com motor 1.3) e o A3, um sedã ainda sem nome nacional. Eles concorrerão, respectivamente, com o Mille, da Fiat, com o Fox e o Pólo, ambos da Volkswagen.Confirmadas as pesquisas que apontam a aceitação da marca no mercado brasileiro, a Chery e o LJL vão construir a fábrica que poderá produzir 150 mil veículos por ano e começa a operar em 18 meses como plataforma de exportação para as Américas do Sul e Central. A decisão, segundo Moraes Júnior, levará em conta os benefícios oferecidos pelos Estados, infraestrutura, logística e oferta de mão de obra e de autopeças.

http://jc3.uol.com.br/jornal/2009/06/30/not_336919.php

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