quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Metrô à espera de integrações

Estações da Linha Sul, prontas há quatro anos, vão ser inauguradas em março pelo presidente Lula, sem os terminais que permitem ligação com ônibusAs cinco últimas estações da Linha Sul do Metrô do Recife (Metrorec), que estão com as estruturas físicas prontas há quatro anos, vão ser finalmente inauguradas, em março, com a presença do presidente Lula, mas sem os prometidos e essenciais terminais de integração para o perfeito funcionamento do sistema. Além disso, em virtude do reduzido número de trens, quatro no total, o intervalo entre cada viagem deve variar entre 13 e 15 minutos. O ideal, segundo informações do superintendente do Metrorec, Elias Manoel da Silva, seria intervalos entre cinco e seis minutos.A expectativa gerada pelo governador Eduardo Campos era de que o presidente Lula inaugurasse as estações no dia 12 de fevereiro, quando vem a Pernambuco assinar, em Salgueiro, no Sertão, ordem de serviço para o início das obras do trecho da ferrovia Transnordestina. No entanto, o presidente desistiu quando soube que iria inaugurar os terminais e a população não poderia utilizar o sistema já no dia seguinte.Ontem, Elias Manoel da Silva se reuniu com o cerimonial do Palácio do Planalto. Conforme informações do Metrorec, para entrar em funcionamento, é preciso finalizar todo o sistema de sinalização. A parte de energia foi concluída no fim de semana.Elias reconheceu ser um problema colocar as estações em funcionamento sem os respectivos terminais de integração. “Sem dúvida, é um grande prejuízo.” Sem o sistema integrado, o metrô vai operar com uma baixa demanda de passageiros. Nos bastidores, existe também a preocupação de que o transporte clandestino aproveite a lacuna e passe a transportar os passageiros que desembarcarem nas estações.A estação de Cajueiro Seco, a última da Linha Sul, já está pichada. As passarelas são as partes mais atingidas pelo vandalismo. “A gente já conseguiu pegar os pichadores. Mas eles são adolescentes e ficam soltos”, informou um dos seguranças da estação. Na estação de Prazeres, o mesmo problema. O terreno onde já deveria ter sido erguido o terminal integrado virou um depósito de lixo. Grande parte dos moradores foi indenizada, no entanto, com a indefinição das obras, permanece no local. “Estamos esperando eles iniciarem a construção. Algumas casas já foram até derrubadas, mas acho que eles desistiram de fazer as obras. Faz muito tempo e nada. Vamos esperar”, informou José Augusto Ferreira, 43 anos, morador de Prazeres, no município de Jaboatão dos Guararapes.BUROCRACIAA assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte, antiga EMTU, explicou que, inicialmente, as obras das estações seriam realizadas pelo governo federal. A licitação, realizada no ano passado, foi cancelada. Depois de várias negociações, o governo federal, por meio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), transferiu a responsabilidade de execução das obras para o governo do Estado. Um novo edital de licitação está em fase de conclusão. A expectativa é que seja publicado em março. Segundo informações extra-oficiais, estão previstas as construções de terminais integrados nas estações Barro, TIP, Joana Bezerra, Largo da Paz, Tancredo Neves, Aeroporto, Prazeres e Cajueiro Seco.Nas estações de Joana Bezerra, Tancredo Neves, Prazeres e Cajueiro Seco estão previstas intervenções para implementação de um sistema viário de acesso.Até o momento, a Caixa Econômica Federal já garantiu a liberação de R$ 10 milhões para a implantação dos terminais integrados. Todas as obras englobam investimentos aproximados de R$ 45 milhões.O superintendente Elias Manoel da Silva informou que os intervalos entre as viagens, com as novas estações, só vão ser reduzidos para cinco ou seis minutos quando dobrar o número de composições. “Já existe uma demanda junto ao governo federal. O pleito está na Casa Civil. Estamos aguardando uma definição”, explicou. http://jc.uol.com.br/jornal/2009/02/03/not_318032.php
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