quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O fantasma da Conde Boa Vista ronda a Agamenon

Depois da polêmica criada em torno do projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, um novo projeto, que prevê a implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Agamenon Magalhães começa a despertar a atenção e preocupação de parte dos recifenses. A partir de hoje, até sexta-feira, o Diario inicia esse debate junto à população e especialistas, sobre o que pode vir a ser a Agamenon em um futuro próximo. Um dos questionamentos é se a avenida será uma nova Conde da Boa Vista? O projeto, que será feito em parceria entre o governo do estado e a Prefeitura do Recife, denominado Corredor Norte-Sul, vai ligar os municípios de Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, criando uma alternativa de corredor exclusivo para o transporte público nestas duas extremidades. A espinha dorsal será a Agamenon Magalhães.O projeto já está sendo desenvolvido pela empresa do urbanista e político paranaense Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba. Lerner implantou um sistema de transporte que virou modelo no país.Nas ruas, as preocupações vão de acordo com os interesses de cada um. Quem usa o carro como único meio de transporte ou para o trabalho, vê com receio as intervenções futuras na via mais importante da cidade. É o caso do taxista Jaguai Mariz Gomes da Silva, 58 anos, que dirige no trânsito do Recife há 37 anos. "Se eles vão reduzir as pistas é preciso saber quantos carros circulam por aqui. Já é muito cheio e se reduzir a situação vai piorar. Eu acho que eles deveriam fazer um viaduto", sugeriu o taxista.Opiniões - Também preocupado com o modelo implantado na Conde da Boa Vista, o vendedor Fernando Guido, 63 anos, tem expectativa positiva para as intervenções. "A Agamenon Magalhães é mais larga e acredito que se eles fizerem bem feito vai dar certo. Hoje passa muito ônibus por aqui", declarou.O futuro projeto também desperta preocupação dos partidos de oposição na Câmara de Vereadores do Recife. Para a vereadora Aline Mariano (PSDB), que assume pela primeira vez o posto no Recife, qualquer intervenção na Agamenon precisa ser muito discutida. "A gente percebe que a população não aprovou o que foi feito na Conde da Boa Vista. E sendo a Agamenon a principal via da cidade, nós da oposição temos uma preocupação em conhecer e discutir esse projeto antes que ele seja implantado. É preciso uma discussão ampla com a sociedade para ninguém ser surpreendido", afirmou.Silêncio - Procurado pelo Diario, o líder do governo na Câmara, Josenildo Sinésio (PT), disse que não tem ainda informações sobre o conteúdo do projeto e prefere manter silêncio sobre esse assunto, por enquanto.Silêncio também por parte da assessoria de imprensa do prefeito João da Costa. De acordo com a assessoria, o prefeito não irá comentar sobre um projeto que ainda não foi concluído. No site da própria prefeitura, no entanto, o prefeito adiantou as intervenções previstas para a Agamenon."Vamos viabilizar um corredor exclusivo de ônibus com estações modernas, ar condicionado, pagamentona estação, entrada mais rápida. Um corredor nos padrões de Curitiba", disse João da Costa. Na avenida Agamenon Magalhães circulam por dia cerca de 80 mil carros. Por ela é possível acessar as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade.
Projeto foi encomendado pelo SetransO projeto do Corredor Norte-Sul, anunciado pelo governo do estado em parceria com a Prefeitura do Recife, será uma releitura de um outro já divulgado do corredor inteligente, apresentado pela empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, o Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Uma das diferenças entre um e outro é a extensão de cobertura. No TRO, o corredor exclusivo de ônibus partiria de Igarassu até a estação do metrô Joana Bezerra, no Recife. Já, o Corredor Norte-Sul prevê a saída de Igarassu, até a estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.O novo projeto, que está sendo elaborado pela empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, com sede em Curitiba, deve ser apresentado até março. Ele foi encomendado à Jaimer Lerner pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Setrans). O presidente da entidade, Luiz Fernando Bandeira, explicou que se trata de uma contribuição dos empresários para a melhoria do sistema. "Nós vamos dar essa contribuição e a execução ficará a cargo do governo do estado em parceria com a Prefeitura do Recife", afirmou.Segundo Bandeira, a implantação do corredor de ônibus deverá aumentar a velocidade média dos coletivos de 12 quilômetros para 30 quilômetros. "O corredor irá contar com ônibus articulados (duplos com sanfona), que são maiores para atender a demanda. Eles também vão ser climatizados e as estações vão estar no mesmo nível da porta dos ônibus", afirmou Bandeira.A proposta do Corredor Norte-Sul segue o que previa o TRO, onde o pagamento do bilhete será efetuado na estação e o horário dos coletivos poderá ser acompanhado pelos usuários em telões. Outra proposta é construir as estações sobre o canal da Agamenon Magalhães aproveitando os dois sentidos da via. "Esta proposta de usar o espaço sobre o canal tem a vantagem de não avançar nas faixas já existentes", afirmou o arquiteto Carlos Seneviva, da Jaime Lerner.Saiba mais sobre o corredor inteligentel As obras do corredor devem ser iniciadas em junho deste ano e concluídas até 2010l Os pontos de embarque e desembarque serão cobertos e terão catracasl O pagamento da tarifa será feita na estaçãol O piso das estações será nivelado na altura da porta de embarque e desembarquel O corredor vai beneficiar os municípios de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba e Itapissuma, que vão estar interligados ao Sistema Estrutural Integrado (SEI)l Os recursos para a execução do projeto são do fundo de aplicação dos resíduos das vendas de crédito do vale transporte e passe fácilPovo Fala"Eu tenho muito medo de um projeto aqui na Agamenon Magalhães. Acho que na Conde Boa Vista foi horrível a experiência. As paradas são confusas e para piorar tem uma grade impedindo a passagem de um lado para outro". Manuelle Albuquerque, 26 anos, estudante"Acho que um corredor só para ônibus pode ser melhor porque tem muito carro e o ônibus demora muito para chegar até a parada, principalmente quando tem algum engarrafamento. Com o corredor terá mais espaço para os ônibus". Raylene Henrique Batista, 19 anos, estudante"Tem muito carro misturado com ônibus. Além de ficar lento o trânsito, o risco de um acidente é maior. Eu acho que um corredor só para ônibus aqui na Agamenon vai ser uma boa. Na Conde da Boa Vista funciona para os ônibus, mas lá não tem muito espaço para os carros." Edvaldo Silva, 28 anos, promotor de vendas

Nenhum comentário: